1. A artesã, Dona Cida, tece a taboa através do seu tear, amparado por parede de bioconstrução, no quilombo da Fazenda, em Ubatuba, São Paulo.
2. O pintor e artista plástico, Tiano Mendes, pinta, sobre prancha de surf, uma obra da coleção intitulada “Tropicália”, em seu ateliê, em Ubatuba, São Paulo.
3. O artesão, Seu Alcides, tece manualmente a taquara, no quilombo do Cambury, em Ubatuba, São Paulo.
4. O artesão e pescador, Seu Deco, repara as redes de pesca através do que ele próprio denomina como “tricô”, no rancho dos pescadores, na praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, São Paulo.
5. O ceramista e artista plástico, Yuri, molda o barro através do torno e de ferramenta criada com material reciclado, em seu ateliê, em Ubatuba, São Paulo.
Barbara dos Santos
Imagem 1. Barbara Santos. 2024. Aroma de biscoitos. Fotografia digital. Marília, SP.
Um quadro formado por cinco fotografias, sendo, de cima para baixo, a sala com o retrato de Charles Chaplin; a do canto direito inferior uma cozinha com a louça lavada; a do canto esquerdo inferior uma pista de caminhada que leva a biblioteca da faculdade, a do canto esquerdo superior uma escada que leva para o quarto e a foto central mostra a frente do sobrado.
Imagem 2. Barbara Santos. 2024. Respingos de cinema. Fotografia digital. Paulínia, SP.
Um quadro formado por cinco fotografias, sendo, de cima para baixo, a placa do bairro “João Aranha”; a do canto direito inferior uma placa verde indicando a seta para o nome “Americana”; a do canto esquerdo inferior mostra um poste e uma placa com duas setas indicando a direção dos bairros; a do canto esquerdo superior mostra uma placa amarela escrito “fim de rodovia” e a foto central mostra uma placa verde de orientação dos bairros na frente de uma igreja.
Imagem 3. Barbara Santos. 2024. Banho de mar. Fotografia digital. Sales, SP.
Um quadro formado por cinco fotografias, sendo, de cima para baixo, a frente de um jardim da praça; a do canto direito inferior a frente de uma igreja; a do canto esquerdo inferior mostra a frente de uma casa com um pinheiro e um carro estacionado; a do canto esquerdo superior mostra um placa verde indicando o sentido dos bairros com fios de poste como plano de fundo e a foto central mostra o caminho das praias com uma placa marrom sinalizando o sentido delas.
Imagem 4. Barbara Santos. 2024. Moradas suspensas. Fotografia digital. São Paulo, SP.
Um quadro formado por cinco fotografias, sendo, de cima para baixo, uma mulher e um homem sentado num banco esperando o ônibus na avenida; a do canto direito inferior um homem deitado numa manta verde listrada com o pé em primeiro plano; a do canto esquerdo inferior mostra um homem deitado no chão apoiado com a cabeça em cima de uma bolsa azul marinho; a do canto direito superior mostra um abrigo feito de plástico amarela amarrada ao portão branco do comércio e a foto central mostra várias pessoas deitadas no vão do MASP.
Imagem 5. Barbara Santos. 2024. Caminhos da fé. Fotografia digital. Aparecida, SP.
Um quadro formado por cinco fotografias, sendo, de cima para baixo, o monumento dos Três Pescadores; a do canto direito inferior mostra uma placa verde indicando o sentido dos bairros na frente de um hotel; a do canto esquerdo inferior mostra a escultura dos relógios; a do canto direito superior mostra outra placa verde com a orientação dos bairros em cima de uma copa de árvore e a foto central mostra um viaduto num entardecer com placas azul e marrom de orientação para os bairros.
Mariana Vicente Zilli
Cidade 01: Há uma faixa de pedestres, o semáforo encontra-se fechado com carros parados e prédios ao entorno da rua.
Cidade 02: Um homem encontra-se de costas com a mão direita na boca segurando um cigarro, há um carrinho com panos de prato, ao fundo há uma praça com bancos e pessoas circulando.
Cidade 03: Um ponto de táxi com um homem de costas sentado em um banco de madeira.
Cidade 04: Encontram-se três homens, dois sentados em banquinhos e um homem sentado no alto tendo seu sapato limpo.
Marcos Vinicius Ribeiro Ferreira
1. Uma cientista dando uma palestra sobre o microscópio
2. Células, vírus, pesquisas e pompons
3. Reações do público ao observar um laboratório de química "maquiado"
4. Tateando o mundo microscópico para descobrir suas estruturas
5. Ghost in the shell
Gláucia Buzato
Fotografia 1: Diversidade de Pimentas
A imagem mostra pimentas crescendo em um arbusto verde sob um céu azul claro.
Fotografia 2: Cenoura e hortelã
A imagem mostra as folhas verdes da cenoura e hortelã plantadas na horta e ao fundo, as paredes brancas e azuis da escola
Fotografia 3: Joaninha em erva doce
A imagem captura uma joaninha vermelha com manchas pretas nas folhas finas e verdes da erva doce. A presença deste inseto é um indicador de um ambiente agroecológico saudável, pois as joaninhas são conhecidas por controlar pragas naturalmente.
Fotografia 4: Feijão Guandú
a imagem mostra o feijão brotando e saindo da terra em que foi plantado, o feijão tem duas folhas verdes e terra em uma das folhas.
Fotografia 5: Feijão Guandú
A imagem mostra os caules marrons do feijões guandú já crescidos e plantados na terra da horta, ao fundo é possível identificar outra horta circular e o céu azul.
O Labjor é um centro de referência para a pesquisa e a formação em divulgação científica e cultural no Brasil. Faz parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).