EDICC 11

11º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura

cultura e ciência em perspectiva

mesa 02

Mudanças climáticas sob uma perspectiva de gênero, latino-americana e decolonial

23 de outubro, 17h30 às 19h30, no Auditório do IEL

Nessa mesa, pretendemos promover um debate acerca da situação do clima na América Latina, políticas de proteção ao meio ambiente e vulnerabilidade de diferentes grupos sociais diante de extremos climáticos e das injustiças socioambientais, a partir da exposição de cada palestrante sobre suas experiências acadêmicas, pessoais e profissionais em prol do meio ambiente. Além disso, esperamos também tornar conhecidas iniciativas de grupos e organizações que propõem outros modos de produção e consumo ecologicamente sustentáveis. Num contexto em que, cada vez mais, somos chamadas a adotar modos de vida que contribuam para a diminuição do aquecimento global, compreendemos ser de suma importância que as políticas e ações de proteção ao clima sejam pensadas sob uma perspectiva feminista, latino-americana e decolonial.

Rute Santos

Rute Santos é Historiadora e Pedagoga. Educadora pela igualdade das Relações Étnico-Raciais. Trabalhou como Arte-Educadora em um projeto de Educação e Agroecologia na zona da mata mineira, em escolas periurbanas e rurais. Atualmente atua como analista multidisciplinar em prol das comunidades atingidas pela barragem de Brumadinho.

Ana Rüsche

Ana Rüsche é escritora e pesquisadora. Concluiu o Pós-Doutorado sobre mudança climática e ficção científica na Universidade de São Paulo (USP), é doutora pela USP com tese sobre utopias e distopias e cursa hoje o segundo doutorado sobre ecocrítica na Universidade de Brasília (UnB). Finalista do Jabuti, estreou com Rasgada (poesia, 2005), publicado no México (2007). Ainda na poesia, destacam-se Furiosa, lançado no Brasil e nos EUA (2015 e 2016). Em prosa, publicou A telepatia são os outros (2019), publicado na Itália (2023), entre outros. Ferozes melancolias é seu novo livro de ensaios (2024).

Ana Claudia Baré

Ana Claudia Martins Tomas ou Claudia Baré, sou indígena da etnia Baré, mãe, filha de Silvano e Diva, sou artesã, liderança indígena, professora pedagoga, integrante das lideranças indígenas fundadora do Parque das Tribos (maior comunidade indígena em contexto urbano) localizado em Manaus no Amazonas, Fundadora do Espaço Cultural Indígena Uka Mbuesara Wakenai Anumarehit, onde trabalho o fortalecimento da cultura indigena e a educação escolar indígena.

O LABJOR

O Labjor é um centro de referência para a pesquisa e a formação em divulgação científica e cultural no Brasil. Faz parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  

REALIZAÇÃO

© 2024 EDICC 11 2024 | Designed by: equipe edicc 11 | Powered by: WordPress