EDICC 11

11º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura

cultura e ciência em perspectiva

mesa 01

Epistemologias decoloniais e antirracistas na produção e divulgação científica

22 de outubro, 19h30 às 21h00, no Auditório do IEL

Essa mesa busca debater sobre epistemologias decoloniais para investigação do mundo a fim de promovermos ciências e tecnologias mais diversas. Ao longo da história, a construção de uma ciência branca, androcêntrica e colonial resultou não só na exclusão de saberes tradicionais das populações negras e indígenas, como também colaborou para o seu afastamento de espaços de produção de conhecimento, como a universidade. Buscamos debater sobre epistemologias que consideram a situacionalidade do fazer científico, a interculturalidade, a transgressão da divisa entre tradicional e moderno e uma perspectiva ética diante das relações sociais que envolvem as pesquisas e produções científicas. Partindo dessas noções, as epistemologias decoloniais também transformam as formas de comunicar e a divulgação científica, apresentando para a sociedade não apenas os resultados das pesquisas científicas, como também os processos, os lugares de fala, os  percursos não lineares, as escrevivências, as críticas, as epistemologias em si. Dessa forma, esperamos contribuir para a construção de ciências plurais, que se apoiem em epistemologias indígenas, negras, antirracistas, feministas, anticapacitistas e decoloniais.

Daniel Munduruku

Daniel Munduruku é um escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 54 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É Graduado em Filosofia, História e Psicologia.

Gabriela Costa

Gabriela Costa é mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGSOL), da Universidade de Brasília – UnB. Bacharel em Sociologia (2021) e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília – UnB (2020), com Graduação Sanduíche na Universidad Nacional de Colombia, sede Bogotá (2019). Criadora de conteúdo literário na iniciativa @leia_preta e co-criadora do podcast Cânone Invertido. Autora da dissertação "Autor negro, catálogo branco: a presença de autores negros no mercado literário brasileiro", que analisou o catálogo de 15 editoras do mercado editorial para verificar o número de autores negros publicados. Vencedora do II Prêmio de Divulgação Científica da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS).

Cristian Wari’u

Nascido no território indígena de Parabubure, no Mato Grosso, o comunicador Cristian Wari’u é ativista indígena do povo Xavante e estudante de Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília (UnB). Cria conteúdo sobre povos indígenas a 6 anos, e tem desempenhado formação para comunicadores indígenas de todo o Brasil, @cristianwariu cria conteúdos para seus canais no Youtube, Instagram e Tiktok sobre povos indígenas, clima, meio ambiente e também um pouco de cinema e games com uma linguagem moderna e acessível.

CONTATO

O LABJOR

O Labjor é um centro de referência para a pesquisa e a formação em divulgação científica e cultural no Brasil. Faz parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  

REALIZAÇÃO

© 2024 EDICC 11 2024 | Designed by: equipe edicc 11 | Powered by: WordPress