EDICC 11

11º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura

cultura e ciência em perspectiva

mesa 03

Corporalidades gordas: ciência, cultura e mídia

24 de outubro, 17h30 às 19h30, no Auditório do IEL

Considerando que a cultura da magreza como padrão, infelizmente, continua a se fortalecer, perpetuando a visão limitada de que corpos magros são sinônimo de saúde, percepção que é constantemente reforçada pela mídia, pela indústria da moda e pelas representações culturais predominantes. O intuito da palestra é apresentar trabalhos que exponham a gordofobia em suas diversas manifestações e áreas. Este evento busca destacar as inúmeras formas pelas quais a discriminação contra corpos gordos se manifesta, seja na ciência, na cultura, na mídia ou em outras esferas da sociedade. Além disso, o evento se dedica a promover abordagens antigordofóbicas, apresentando estratégias e perspectivas que desafiam e combatem os preconceitos e estigmas associados à corporalidades gordas.

Malu Jimenez

Malu Jimenez @malujjimenez_ pessoa não binária, filósofa gorda, artivista, doutora em Estudos de Cultura Contemporânea, pós doutoranda psicossociologia UFRJ, com pesquisa sobre saúde e corporalidades gordas financiada pelo CNPQ, Prof.ª Pós-graduação Diversidade e Inclusão em Gestão PUCMinas e Comunicação na UEL, líder do Grupo de Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no Brasil - Pesquisa Gorda.

Agnes Arruda

Agnes Arruda é jornalista, escritora, professora e pesquisadora, especializada em narrativas midiáticas e práticas culturais. Atua na promoção da inclusão e da diversidade, destacando-se na coordenação de projetos que utilizam metodologias ativas de ensino em ambientes tanto formais, quanto informais de educação. Seu foco está na valorização de culturas marginalizadas e na luta antigordofobia. É autora de dois livros sobre o tema e de um livro infantil "Medusa", uma versão feminista do mito grego para crianças. Professora universitária, atua na graduação e na pós-graduação (stricto sensu) na área das Ciências Sociais Aplicadas, bem como é agitadora cultural, idealizando, promovendo, executando e participando de eventos artísticos e culturais socialmente comprometidos e politicamente engajados.

Jéssica Balbino

Jéssica Balbino é jornalista, mestre em comunicação pela Unicamp, colunista do Estado de Minas e produtora de conteúdo para a revista TPM. Escreve sobre corpo, diversidade, literatura e periferia. É autora dos livros "Gasolina & Fósforo" e "Traficando Conhecimento". Atua também como roteirista, podcaster, curadora de literatura, diversidade e conteúdo. Viciada em café, tem medo de estátuas e acredita que as narrativas em disputa podem transformar o mundo. Nas horas "vagas", é psicanalista.

O LABJOR

O Labjor é um centro de referência para a pesquisa e a formação em divulgação científica e cultural no Brasil. Faz parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  

REALIZAÇÃO

© 2024 EDICC 11 2024 | Designed by: equipe edicc 11 | Powered by: WordPress