O 10º EDICC – Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura – acontecerá entre os dias 17 a 20 de outubro de 2023, presencialmente no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Nesta edição, teremos duas oficinas para os participantes.

Oficina: Divulgação Científica, por onde começar?

O 10º EDICC abre as inscrições para participação na Oficina de Divulgação Científica, por onde começar?, em que os participantes poderão conhecer melhor os bastidores do jornalismo científico e entender como os jornalistas de redação trabalham em matérias sobre ciência. O público também receberá dicas de como atender melhor à imprensa e como responder às demandas de jornalistas e dar entrevistas de forma mais assertiva. 

Palestrantes:

Letícia Naísa, especialista em jornalismo científico pelo Labjor/Unicamp, com 10 anos de experiência na cobertura de ciência, saúde e tecnologia em grandes redações do Brasil, como Veja, VICE, Folha de S.Paulo, Estadão e UOL. Atua como colaboradora da Agência Bori e repórter freelancer na Revista Pesquisa Fapesp.

Jhonatan Dias, jornalista de ciências e saúde, mestrando em Divulgação Científica pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp. Redator Colaborador da Sensu Comunicação e Agência Bori.

Para inscrever-se, acesse o formulário de inscrição. Número de vagas limitadas.

Oficina: Como criar figurações e experimentar outros modos de habitar a pesquisa

O 10º EDICC abre as inscrições para participação na oficina “Como criar figurações e experimentar outros modos de habitar a pesquisa”, em que os participantes serão  aproximados das ideias de figuração, imagem performativa e de modos de habitar a pesquisa; conhecerão exemplos práticos de figurações em pesquisas; e experimentarão criar suas próprias figurações. “Figuração” é uma estratégia feminista metodológica para habitar os dados que produzimos durante nossas pesquisas. Donna Haraway propõe que uma figuração seja confeccionada a partir de uma imagem performativa que nós conseguimos habitar.

Com isso, esta oficina tem como objetivo ampliar nosso repertório de estratégias para organizar, analisar e escrever sobre os dados de pesquisa, apresentando caminhos que fortaleçam pesquisas voltadas para a transformação e justiça social.

Palestrante:

Clarissa Reche, artista, educadora, escritora e pesquisadora, habitando a fronteira entre ciência e arte. Doutoranda em Ciências Sociais (IFCH-UNICAMP) e desenvolve uma pesquisa sobre menstruação, trajetória acadêmica e trabalho de campo em Etnologia. Se interessa pelas interfaces entre corpo, biologia, tecnologia e cultura, dialogando com críticas feministas e decoloniais.

Para inscrever-se, acesse o formulário de inscrição. Número de vagas limitadas.

Informações: